Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de junho de 2009

NOSSA BIBLIOTECA, ESPAÇO MÁGICO DE CONHECIMENTO


Cientes da importância da leitura e da escrita na formação do indivíduo, nos esforçamos para tornar essas ferramentas de transmissão/construção do saber, cada vez mais adequadas ao propósito de construir o conhecimento.

PROFESSORAS DINAMIZADORAS DE BIBLIOTECA
ELIANE ARAÚJO
MARIA ALICE
TEREZINHA MARINS


A BIBLIOTECA PROFESSORA GISLENE TEM HISTÓRIA...

A Biblioteca da ESCOLA ESTADUAL DR. BELÉM foi implantada no ano de 2002, onde anteriormente funcionava a casa do vigia que foi reformada e adaptada para receber o pequeno acervo bibliográfico que até então ficava guardado por falta de espaço. Três professoras foram moduladas no cargo de auxiliar de Biblioteca, Maria Alice Pontes, Maria Gisele Ribeiro Carneiro e Maria Valda da Cunha Marques, dando início aos primeiros registros e catalogação dos exemplares, a maioria deles recebida por doação de uma antiga biblioteca da cidade que foi extinta. Os outros livros aos poucos foram sendo adquiridos com recursos de FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Escola) e PROESCOLA (Programa de Manutenção das Unidades Escolares)
Com a devida autorização de funcionamento, passou-se à escolha da denominação da mesma, que por sugestão do corpo docente recebeu o nome de “BIBLIOTECA PROFª GISLENE DA CONSOLAÇÃO DE OLIVEIRA”, em homenagem à professora de matemática da Escola Estadual Dr. Belém, que faleceu em junho de 1998, vítima de um trágico acidente na GO-020, quando retornava de Goiânia depois de uma manhã de aula na Faculdade de Letras, acidente esse ocasionado pela má visibilidade devido a uma queimada às margens da rodovia. A Professora Gislene lecionou vários anos na ESCOLA ESTADUAL Dr. BELÉM, onde prestou seus serviços com dedicação e responsabilidade.
Em 2005, com a reforma do prédio escolar, a Biblioteca ganhou sala nova, onde até hoje recebe seus leitores. Na maioria alunos da própria escola. A professora Maria Gisele continuava no cargo, respondendo pelos turnos matutino e vespertino. A professora Sebastiana Inácio da Abadia responsabilizou-se pelo turno noturno.
Em 2007, nova alteração no quadro, com a entrada das professoras Ângela Gláucia de Oliveira (noturno), Gracina de Jesus Cardoso Soares (vespertino) e Terezinha de Fátima Marins Gonçalves (matutino), que por força de mudanças na organização administrativa da Secretaria da Educação, passaram a ocupar o cargo de “Professoras Dinamizadoras de Biblioteca”.
Em 2008, a professora Eliane Aparecida de Araújo, assumiu os trabalhos no turno noturno, em substituição a Professora Ângela Gláucia, compondo o quadro atual .
O acervo bibliográfico atualmente é composto de enciclopédias, dicionários variados, obras de apoio pedagógico, mapas geográficos, históricos e do corpo humano, atlas geográficos, geoatlas, globos terrestres e aproximadamente 4.120 livros literários, que são lidos na biblioteca e também emprestados para que os alunos possam ler em casa juntamente com sua família.
As professoras Dinamizadoras desempenham um trabalho de apoio pedagógico aos professores com a elaboração e execução de projetos de incentivo à leitura e a escrita, como: Fábulas, Gêneros textuais, Lendo no recreio, Revivendo Monteiro Lobato, Teatro na Escola e Viva a poesia viva!
A Biblioteca deve ser a alma cultural de seus freqüentadores sendo o objetivo primordial desse trabalho, resgatar a cada dia novos adeptos da leitura e formar leitores para a vida inteira.





















PROJETOS ELABORADOS E DESENVOLVIDOS PELA BIBLIOTECA PROFESSORA "GISLENE"




PROJETO TEATRO NA ESCOLA

PROJETO LENDO NO RECREIO

PROJETO LENDO E ESCREVENDO POESIAS

PROJETO "REVIVENDO MONTEIRO LOBATO"

PROJETO RÁDIO ESCOLA